Benefícios que o Vegetarianismo traz para a Saúde

Vegetarianismo é a opção de ingerir em sua dieta alimentar apenas alimentos de origem vegetal. Pode haver a restrição de laticínios e ovos afinal o nome já diz: “consumo exclusivamente de origem vegetal”. Agora existem algumas formas mais populares e menos radicais que permitem a ingestão desses produtos e os alimentos proibidos neste regime são: carnes vermelha e branca, frutos do mar, peixes, ou seja, qualquer carne animal.

A auto iniciativa ou aconselho médico é a motivação pelo qual se opta pelo vegetarianismo. O primeiro é o respeito aos animais, porém, há quem decida praticar o vegetarianismo apenas pelos benefícios que ele traz a saúde do corpo como evitar colesterol alto, problemas cardíacos e ainda terem menos probabilidade de desenvolver câncer do que as pessoas que consomem carnes.

Quais os benefícios que o vegetarianismo pode trazer para a saúde?

Recentemente, uma pesquisa publicada pela Universidade de Loma Linda (EUA) informou que os indivíduos que praticam uma dieta vegetariana apresentaram menores índices de determinadas taxas. São elas:

  • Menos açúcar no sangue
  • Menos gordura no sangue
  • Diminuição da pressão arterial
  • Diminuição da medida da cintura
  • Diminuição do IMC (Índice de Massa Corporal)

A proteína de origem animal contém uma série de substâncias que são prejudiciais ao corpo humano e consumi-la pode até mesmo prejudicar o trato intestinal. Dentre as substâncias presentes na proteína animal podemos destacar as gorduras e produtos químicos que são adicionados no processamento.

vegetarianismo

Foto Reprodução

 

Manter uma dieta à base de vegetais combate e previne doenças além de ser também mais barata!

Na China, que é considerado o país com maior taxa de longevidade humana, a maior parte das pessoas se alimentam com base em uma dieta pobre em proteínas de origem animal e gorduras. Além disso, a dieta chinesa é rica no consumo de vegetais.

A dieta vegetariana é recomendada em qualquer estágio da vida de um ser humano e é capaz de fornecer todas as proteínas e vitaminas que o corpo precisa para estar em bom funcionamento.

Alguns estudos publicados no Reino Unido mostraram que até 40% das pessoas que adotavam uma dieta vegana tiveram menor ocorrência de catarata e houve também a diminuição por doenças isquêmicas do coração.  Este número é de 26% em comparação às pessoas que consomem carne de qualquer tipo.

Independente da opção pela dieta vegetariana ser por apoio aos animais ou pelos benefícios que pode trazer ao organismo este regime é sem dúvida uma ótima opção.

Ter uma dieta rica em vegetais previne doenças além de fornecer mais disposição. Além disso, diversas doenças podem ser evitadas se consumirmos determinados vegetais com frequência. Portanto, antes de pensar que parar de comer carne é uma opção ruim, lembre-se de que há muitos vegetarianos no mundo e que eles possuem bons motivos para isso.

Conclusão:

O ser humano é ONÍVORO, pois aceita todos os grupos alimentares na sua dieta. Carnívoro é o tigre, o leão e outros felinos, que só se alimentam de carnes.

Por isso se o tema vegetarianismo vier à tona, não raro ouviremos a palavra carnívoro. Frases como “antes de parar de comer carnes, eu era carnívoro” ou “eu sou muito carnívoro e por isso acho que nunca vou conseguir me tornar vegetariano” são comuns.

O VEGANISMO vai além da dieta. É o vegetariano estrito que optou por não comungar de todas as atividades e práticas que envolvam algum tipo de exploração animal. É um estilo de vida.

Leia Também: A Dieta Vegetariana é mesmo saudável?

Deixe seu comentário