Vinagre e seu segredos

O vinagre é um tempero muito utilizado por milhares de pessoas tanto em comidas caseiras quanto em restaurantes. Seu sabor levemente ácido com um toque de frescor faz que a salada fique com um sabor incrível.

Conhecendo um pouco mais sobre a origem do vinagre, seu nome é derivado do francês Vin Aigre que significa vinho ácido. Sua composição é um resultado de atividade de várias bactérias que são benéficas à saúde, que converte bebidas alcoólicas, como a cidra, o vinho e a cerveja em uma solução fraca composta de ácido acético.

Muitas pessoas não sabem seu real valor para a saúde daqueles que o consomem. Vamos começar falando que o vinagre possui um baixo valor calórico, por isso muito indicado como tempero em dietas, na sua composição possui diversas substâncias com atuação antioxidante além de ser um importante auxílio para que possui hipertensão.

Em tempos mais remotos, onde os recursos para cuidar da sua saúde eram mais escassos, o vinagre era utilizado para prevenir possíveis contaminações microbiológicas comuns em machucados mais extensos ou lesões provocadas por cortes ou qualquer outro ferimento de maior proporção causados pelas guerras.

Não pense que o vinagre pode ser consumido sem limites, porque em excesso ele pode causar azia e queimação e para quem possui problemas gástricos é preciso redobrar a atenção na quantidade utilizada.vinagre

Principais tipos de vinagres

  • Vinagre Agrin: é o mais comum entre todos os tipos de vinagre, presente em diversos pratos da culinária brasileiro. É o tipo mais ácido, que contém a maior concentração acético de álcool em sua composição. Não possui benefícios para a saúde.
  • Vinagre de vinho: quando dizem que o vinho nunca é jogado fora, ninguém sabia o motivo. É devido ao vinho que não está perfeito para consumo como vinho ele é transformando em vinagre de vinho. Possui um sabor acentuado, é comumente utilizado em saldas e para marinar carnes.
  • Vinagre balsâmico: é o tipo mais nobre do vinagre, ele possui uma coloração diferente, bem mais escuro que os demais e possui um aspecto mais denso. Seu sabor é acentuadamente agridoce. Utilizado em saladas e em peixes.
  • Vinagre de maçã: como seu próprio nome já indica, ele é oriundo de um processo de fermentação do suco da maçã. É o tipo menos ácido de todos os tipos de vinagres. Para a saúde possui um grande valor, por possuir muitas maças envolvidas no processo de fermentação, o valor antioxidante passa a ser mais elevado. O vinagre de maçã ajuda a emagrecer e possui ação antioxidante. Previne diabetes e é bom para os músculos e bom pra pele e cabelos.
  • Vinagre orgânico: ele é produzido com alimentos orgânicos, onde seus benefícios são bem maiores se comparado aos demais, confira:
    • Baixo valor calórico
    • Baixo valor de sódio
    • Antioxidante

Bem, o vinagre tem muitas utilidades, não só para temperar saladas mas para outros diversos fins até substitutos de produtos químicos! Veja nesse link

Leia também Aqui

Deixe seu comentário