Vitaminas em Cápsulas – Os Perigos Ocultos

As vitaminas em cápsulas, os chamados complexos vitamínicos ou suplementos vitamínicos, são seguros e uma forma eficaz de ajudar a garantir a saúde ideal, é certo?

Não é bem assim, estudos recentes mostraram muito pouco impacto positivo na saúde. Não protegem contra doenças. Elas não são bem absorvidas pelo corpo e que podem ser perigosas, podendo levar a morte. Vamos, aqui no Guia Saudável, dar uma prévia nos perigos ocultos das vitaminas, complexos e suplementos. Uma sugestão nossa ao final do artigo.

Então, o consumo de cápsulas virou modismo? 

No mundo todo, a venda chega a US$ 76 bilhões, maior do que mercados tradicionais como os de perfumes e remédios para resfriados. É uma indústria que colou no crescimento da economia, graças a uma regra fácil de entender: quem ganha mais dinheiro investe mais no próprio corpo. É por isso que a venda de suplementos cresce no mundo – 6% entre 2007 e 2008 -, mas principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, aumentou 20% entre 2007 e 2008. Na China, 9% (Balanço feito em 2010).

Além da alta medicação, esses produtos não são feitos estudos rigorosos, para que também não se saiba muito sobre os potenciais efeitos colaterais e interações. Por exemplo, você sabia que a vitamina D pode interferir com a medicação de pressão arterial?

vitaminas em cápsulasA rotulagem é incompatível e muitas vezes ausente de informações nas vitaminas em cápsulas e suplementos.

O único ingrediente que tem normas de rotulagem é de ferro, porque o envenenamento de ferro pode ser fatal para as crianças.

A superdose é fácil e comum

É bastante fácil de tomar muito uma vitamina e pode ter consequências perigosas e até fatais. Isto é particularmente importante quando se fala de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K. Por exemplo, o excesso de vitamina A pode causar insuficiência hepática ou até mesmo a morte. Tomar excesso de vitamina D e beber leite enriquecido, pode causar problemas de dor óssea, vômitos, diarréia e dores musculares. Excesso de cálcio pode causar pedras nos rins.

Difícil de engolir

Muitas vitaminas constituem um perigo de asfixia para adultos e crianças. É uma das razões que cada vez mais chegam ao consumidor vitaminas mastigáveis para adultos. Vitaminas podem se alojar na garganta e causar danos aos tecidos. E não é raro que as vitaminas causem danos ao esôfago na descida.

Ingredientes não naturais

vitaminas em cápsulasMuitas vitaminas podem conter 100% de materiais criados em laboratório. Não é natural e os ingredientes não fazem seu corpo nenhum favor. A única maneira de ter certeza de que você está recebendo os ingredientes naturais é certificar-se de que você está comprando vitaminas que são aprovados e são rotulados pela ANVISA. Para os importados vejam se tem aprovação da US Pharmacopeia e são rotulados com a marca “USP Verificado”.

Vitaminas ou complexos podem ser bons para certos grupos de pessoas. Se você tem problemas de digestão, Diarreia Crónica e Síndromes de Má-Absorção, ou se você estiver grávida ou amamentando, então vitaminas podem ajudar a melhorar e manter a saúde mas, sob supervisão de especialistas para prescrever o que e quanto se deve ser consumido. As vitaminas são micronutrientes essenciais ao organismo, mas tanto a falta como o excesso são prejudiciais ao corpo humano. Cada uma delas têm atividades específicas e, por isso, uma alimentação balanceada é tão importante. É também mais seguro.

Além de vitaminas e minerais, óleos de plantas e extratos naturais também são vendidos como “cápsulas de saúde”. O consumo deles deve seguir os mesmos cuidados básicos, de respeito à indicação médica ou nutricional e ao tempo determinado para a suplementação.

Sugestão para usar de forma adequada

Tome capsulas de vitaminas ou complexos somente sob prescrição de um especialista pois apenas ele poderá realizar um correto diagnóstico e um tratamento específico para cada caso. Faça uma alimentação balanceada seguindo orientação de um nutricionista para que não fique só nas vitaminas. Não se automedique nem que outros sugiram, cada pessoa é de uma forma. Cuide bem e com sabedoria da sua saúde!

Fontes consultadas: Consumo de cápsulas de vitaminas… // A verdade sobre as vitaminas

No Guia Saudável  você encontrará muitas outras informações a respeito de artigos relacionados a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Cadastre-se ao lado e receba, novos lançamentos e assuntos pertinentes a alimentação saudável, tão importantes para nossas vidas. 

Deixe seu comentário