Gengibre, uma raiz forte
Você sabe o que o gengibre pode te oferecer?
O gengibre possui uma substância comumente chamada de gingerol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na proteção do organismo contra bactérias e contra os fungos. Essa substância, o gingerol, é responsável pelo sabor picante marcante.
O gengibre é muito rico em substâncias que ativam o metabolismo aumentando a queima de gordura corporal, essas substâncias são chamadas de termogênicas. Possui em sua composição a vitamina B6.
Essa raiz, o gengibre, é referência no tratamento ou auxílio de problemas como enjoo, indigestão, naúseas seja ela causada por tratamentos ou por qualquer outro motivo, perda de apetite e auxilia na digestão. A substância presente no gengibre, o gingerol, é utilizado na fabricação de laxantes, antiácidos e antigases.
A raiz também auxilia no combate ao mau hálito e até mesmo a ressaca. Já o óleo, que é extraído direto do vegetal, também é utilizado no tratamento de queimaduras.
A planta é inserida na fabricação de xaropes devido sua ação antibiótica e anti-inflamatória.
Já o chá, pode ajudar no aumento de consumo de líquidos e ajudando na eliminação de toxinas no corpo.
Para quem não conhece vamos apresentar os principais benefícios dessa raiz de origem asiática:
- O gengibre é um ótimo estimulante de apetite, por isso se anda comendo pouco, sem apetite, utilize-o antes das principais refeições. O ideal é utilizar uma raspinha, em torno de 1,5cm antes de cada refeição;
- A assimilação dos nutrientes é potencializada pelo uso do gengibre;
- É um importante descongestionante natural;
- Se você está com náuseas ou enjoo, mastigue um pouquinho de gengibre com um pouco de mel que passa na hora;
- Problemas com gases? O gengibre te ajuda na eliminação da flatulência;
- E com as cólicas? São poucas as mulheres que hoje em dia não sofrem com as “famosas” cólicas. Mais até nisso o gengibre ajuda, mastigue um pouquinho de gengibre misturado com um pouco de azeite;
- E as dores nas articulações? Lembra que o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias podem aliviar todas as suas dores;
- O chá de gengibre auxilia para alívio das dores de garganta e o entupimento das vias aéreas. O chá ainda possui um delicioso sabor;
Você sabe como consumir gengibre?
Com o gengibre não existe restrições, ele pode ser consumido cru, em forma de chá, como óleo nas refeições ou em conserva. Ainda pode ser usado em bebidas e nos alimentos em geral para aumentar o sabor dos alimentos.
Chá
Faça uma infusão com raspas grossas de pedaços bem frescos do gengibre, coloque-as de molho por aproximadamente 30 minutos, acrescente água e leve o gengibre ao fogo por mais 30 minutos e está pronto seu chá.
É um ótimo aliado no combate à gripe, resfriado e tosse, muito comum nos tempos mais frios. É ótimo para quem precisa relaxar, além de hidratar todo o corpo ajudando na eliminação das toxinas.
Sua ação termogênica auxilia no processo de emagrecimento.
Panela
O gengibre é muito utilizado no preparo de doces e salgados da nossa culinária, sendo utilizado desidratado, em conversa, fresco ou cristalizado.
Suas propriedades com ação anti-inflamatória auxiliam no processo de eliminação das toxinas. A disposição aumenta consideravelmente além de melhorar a aparência da pele. O intestino também agradece o uso do gengibre pois auxilia em seu funcionamento.
Para que o suco tem um sabor mais acentuado, bata no liquidificador, o gengibre com abacaxi e hortelã ou pode ser com cascas de limão.
O gengibre é uma planta herbácea, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, é Mangarataia. Wikipédia
Fonte: Medicina Chinesa – Benefícios do Gengibre
Leia também: Chá de Gengibre
Muito importante as informcoes.
Obrigado Ivo! Acompanhe nosso site e inscreva para receber aviso sobre os lançamentos no site.
Ótimo.
gostei de saber os efeitos do alho e geginbre